Rodrigo Guimarães é professor de inglês entusiasta de novas metodologias e formas de aprendizado. Ao entrar em contato com algumas técnicas e experimentar novos métodos, ele idealizou uma maneira de ensinar inglês de um jeito muito diferente. Com essa ideia ele nos encontrou, e discutimos sobre como desenvolver e viabilizar o Spindow, um dispositivo que promove o aprendizado de forma interativa e sinestésica. Através de consultoria pudemos orientá-lo a respeito de materiais, processos de produção, ergonomia (física e visual) e definição do nome do produto. O projeto tomou forma ao longo de 2015 com o desenvolvimento de protótipos que foram testados com públicos diferentes até fora do Brasil.

 Spindow

Ferramenta de aprendizagem de idiomas 

Através das bases circulares giratórias e da intercambialidade de peças de vocabulário, o propósito do Spindow é facilitar a compreensão das diferentes estruturas da língua inglesa. O intuito do projeto era gerar peças que permitissem diferentes combinações de palavras de maneira a visualizar claramente a relação entre tempos verbais e composição de diferentes sentenças. Essa visualização, o manuseio das peças e a experiência gerada pelo Spindow auxilia no entendimento e na fixação das regras da língua.

Ao longo de 2016, o Umcomum e o idealizador do Spindow, Rodrigo Guimarães, trabalharam na versão comercializável em larga escala que foi lançada no início de 2017. Foi um processo longo de imersão, ideação e experimentação antes que o desenho final fosse concebido, com materiais e proporções totalmente diferentes do protótipo do ano anterior. Além disso, a experiência de aprendizado foi o ponto central do novo desenho, que além da ferramenta em si transformou a didática do Spindow adicionando novos elementos de jogo à dinâmica de uso do produto.

Hoje o Spindow tem tanto a versão física, de madeira, quanto a versão web. Seu método mostra os padrões que sempre se repetem na língua inglesa e com isso você compreende a lógica da língua, seus principais tempos verbais e aprende a falar milhares de frases em inglês. Assim você ganha autonomia para se comunicar, uma habilidade indispensável para quem busca fluência no idioma. Seu formato circular se assemelha a uma mandala, que é um instrumento usado há séculos para meditação, concentração, aprendizado e cura. A utilização do Spindow leva a um estado de atenção mais profundo, estimulando a criatividade e a imaginação. O material é inédito e certificado pelo INMETRO, podendo ser utilizado para aprender inglês sozinho ou em grupo, próprio para professores de inglês que querem utilizar junto com seu método de ensino.