Saec
Comunicação visual e estratégica
A SAEC, realiza...
São XX unidades em XX bairros prestando XX serviços
primeiros projetos
O projeto e parceria do Umcomum com a Saec teve início no começo do ano de 2016, onde algumas demandas pontuais de comunicação visual foram apresentadas e, a princípio, foi-se suprindo essas necessidades mais rápidas e cotidianas. Com isso, o Umcomum foi se tornando o braço direito da ONG nos trabalhos internos de comunicação e identidade visual.
Ao longo do tempo, o laço com a organização se estreitou e a confiança mútua possibilitou a proposição e realização de um trabalho mais aprofundado, que demandasse uma mão de obra mais intelectual e não só de estética. Com isso, o trabalho de design estratégico do Estúdio para a Saec foi ganhando força.
sobre a saec
A Sociedade Amiga Esportiva do Jardim Copacabana (Saec) é uma organização do 3º setor que em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura de São Paulo, administra e gerencia projetos de assistência social em serviços que oferecem a Proteção Social Básica (CRAS) e Especial (CREAS) a diversos tipos de público que os necessitam.
Fundada em 1982 e com uma história (que teve início no Jardim Copacabana na Zona Sul da Capital) de muita luta pelos direitos da população, a Saec - fundada por Dona Maria Felipe e um grupo de mães da comunidade - passou em 2009 por uma enorme expansão. Hoje, a ONG atua em diversas áreas do município, totalizando 28 projetos de assistência social que prestam diversos serviços à população e também 2 unidades que atuam na área da educação.
Um dos primeiros trabalhos mais significativos, foi a estratégia da campanha de financiamento coletivo, feita para arrecadar recursos para as unidades da Saec.
Em todo o processo (organização, geração de ideias, divulgação e estratégia de comunicação da campanha) a estrutura foi pensada junto à Saec. Com o apoio da ONG, o Estúdio Umcomum não só gerenciou todo o processo como também ficou responsável pela divulgação e criação da identidade de toda a campanha.
Crowdfunding Saec






comunicação interna
O projeto de estratégia de comunicação interna da Saec foi bastante rico em se tratando do aprofundamento que se pode dar a todo o processo. Pode-se realizar a pesquisa, imersão, tratamento de dados, geração de novas possibilidades e soluções para os problemas existentes, prototipação e, finalmente a execução de algumas destas ideias.
Pesquisa
diagnóstico
-
Visitas presenciais
-
Contato com beneficiários
dos projetos; -
Entrevistas com funcionários;
-
Questionários;
-
Autodocumentação;
-
Murais.
-
Tratamento de dados coletados;
-
Análise de dados.
Ideação
-
Geração de propostas para estratégia de comunicação;
-
Feedback;
-
Refinamento e ajustes das ideias.
Execução
-
Testes práticos e experimentação das ideias definidas;
-
Feedback;
-
Prototipação;
-
Colocar em prática as propostas do projeto, melhorando os problemas detectados.
A demanda que foi apresentada, era a de que a comunicação interna da organização pecava em alguns aspectos e que era necessário que se sugerisse novas formas de se resolver alguns destes problemas. Para isto, o Estúdio mergulhou num processo imersivo de pesquisa visitando todas as unidades da Saec e conversando com funcionários de diferentes hierarquias dentro da ONG:
Pesquisa
diagnóstico
Ideação
Execução
Visitas a campo e entrevistas


Após uma apresentação com os objetivos da pesquisa para todos os gerentes de unidades da Saec, as visitas foram essencias para entendermos a realidade de cada serviço e de suas especificidades. Conhecer desde os problemas até os pontos positivos de cada uma, foi essencial para que o processo pudesse gerar medidas efetivas para a nova comunicação.
#SomosSaec: Divulgação da pesquisa e motivação
A ampla divulgação da pesquisa que estava se realizando e o engajamento dos funcionários foi essencial para todo o projeto. Para isso, criou-se o nome de campanha #SomosSaec.
A criação de uma identidade para a mesma previa que os funcionários se sentissem como parte essencial do projeto e agentes do mesmo, além de que ficassem cientes sobre todas as fases do processo. Uma das ações rápidas e de longo alcance foram os posts motivacionais periódicos que iam sendo publicados conforme eram feitas as entrevistas com os membros da Saec.







Murais
"A Saec seria melhor se..." e
"Eu gosto de estar na Saec porque..." foram murais pendurados nas unidades para que os funcionários e beneficiários se sentissem livres para escrever não só sobre os desafios mas também sobre os pontos positivos dos serviços. Os murais foram um material complementar à coleta de dados, pois visavam uma abordagem diferente das entrevistas e questionários.
Pesquisa
diagnóstico
Ideação
Execução
Pesquisa
diagnóstico
Ideação
Execução
Tratamento e análise de dados
Foi realizado um extenso trabalho de diagnóstico da pesquisa realizada e foram detectados os principais desafios, motivações e também outras possíveis demandas que não só as de comunicação interna da Saec.
Destacou-se para ser abordada, a cultura organizacional, a qual conseguiria-se propor soluções de mais amplo alcance em paralelo com a comunicação interna e externa da Saec, destacada no início de toda a pesquisa.
Motivações
Pessoas atendidas
Assistência social
Equipe interna
A Saec
Desafios com potencial de melhoria
Cultura organizacional
Capacitação
e profissio-nalização
Aumentar a motivação de funcionários
Pesquisa
diagnóstico
Ideação
Execução
Na fase de proposição foram geradas mais de 30 ações de comunicação interna e externa para a Saec. Algumas mais imediatas e outras a longo prazo. Dentre elas, a criação de uma Newsletter interna da organização, parcerias, treinamentos, dentre outros.



Pesquisa
diagnóstico
Ideação
Execução


Foram realizadas ações de curto alcance que pudessem dar início à nova comunicação estratégica da Saec. Dentre elas, a Newsletter interna, o Folder e Apresentação Institucionais, além da Apresentação para parceiros e novos contratados.