Saec

Comunicação visual e estratégica

A SAEC, realiza...

São XX unidades em XX bairros prestando XX serviços

primeiros projetos

O projeto e parceria do Umcomum com a Saec teve início no começo do ano de 2016, onde algumas demandas pontuais de comunicação visual foram apresentadas e, a princípio, foi-se suprindo essas necessidades mais rápidas e cotidianas. Com isso, o Umcomum foi se tornando o braço direito da ONG nos trabalhos internos de comunicação e identidade visual.

 

Ao longo do tempo, o laço com a organização se estreitou e a confiança mútua possibilitou a proposição e realização de um trabalho mais aprofundado, que demandasse uma mão de obra mais intelectual e não só de estética. Com isso, o trabalho de design estratégico do Estúdio para a Saec foi ganhando força.

sobre a saec

A Sociedade Amiga Esportiva do Jardim Copacabana (Saec) é uma organização do 3º setor que em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura de São Paulo, administra e gerencia projetos de assistência social em serviços que oferecem a Proteção Social Básica (CRAS) e Especial (CREAS) a diversos tipos de público que os necessitam.

Fundada em 1982 e com uma história (que teve início no Jardim Copacabana na Zona Sul da Capital) de muita luta pelos direitos da população, a Saec - fundada por Dona Maria Felipe e um grupo de mães da comunidade - passou em 2009 por uma enorme expansão. Hoje, a ONG atua em diversas áreas do município, totalizando 28 projetos de assistência social que prestam diversos serviços à população e também 2 unidades que atuam na área da educação.

Um dos primeiros trabalhos mais significativos, foi a estratégia da campanha de financiamento coletivo, feita para arrecadar recursos para as unidades da Saec.

 

Em todo o processo (organização, geração de ideias, divulgação e estratégia de comunicação da campanha) a estrutura foi pensada junto à Saec. Com o apoio da ONG, o Estúdio Umcomum não só gerenciou todo o processo como também ficou responsável pela divulgação e criação da identidade de toda a campanha.

Crowdfunding Saec

comunicação interna

O projeto de estratégia de comunicação interna da Saec foi bastante rico em se tratando do aprofundamento que se pode dar a todo o processo. Pode-se realizar a pesquisa, imersão, tratamento de dados, geração de novas possibilidades e soluções para os problemas existentes, prototipação e, finalmente a execução de algumas destas ideias. 

Pesquisa

diagnóstico

  1. Visitas presenciais

  2. Contato com beneficiários
    dos projetos;

  3. Entrevistas com funcionários;

  4. Questionários;

  5. Autodocumentação;

  6. Murais.

  1. Tratamento de dados coletados;

  2. Análise de dados.

Ideação

  1. Geração de propostas para estratégia de comunicação; 

  2. Feedback;

  3. Refinamento e ajustes das ideias.

Execução

  1. Testes práticos e experimentação das ideias definidas;

  2. Feedback;

  3. Prototipação;

  4. Colocar em prática as propostas do projeto, melhorando os problemas detectados.

A demanda que foi apresentada, era a de que a comunicação interna da organização pecava em alguns aspectos e que era necessário que se sugerisse novas formas de se resolver alguns destes problemas. Para isto, o Estúdio mergulhou num processo imersivo de pesquisa visitando todas as unidades da Saec e conversando com funcionários de diferentes hierarquias dentro da ONG:

Pesquisa

diagnóstico

Ideação

Execução

Visitas a campo e entrevistas

Após uma apresentação com os objetivos da pesquisa para todos os gerentes de unidades da Saec, as visitas foram essencias para entendermos a realidade de cada serviço e de suas especificidades. Conhecer desde os problemas até os pontos positivos de cada uma, foi essencial para que o processo pudesse gerar medidas efetivas para a nova comunicação.

#SomosSaec: Divulgação da pesquisa e motivação

A ampla divulgação da pesquisa que estava se realizando e o engajamento dos funcionários foi essencial para todo o projeto. Para isso, criou-se o nome de campanha #SomosSaec.

 

A criação de uma identidade para a mesma previa que os funcionários se sentissem como parte essencial do projeto e agentes do mesmo, além de que ficassem cientes sobre todas as fases do processo. Uma das ações rápidas e de longo alcance foram os posts motivacionais periódicos que iam sendo publicados conforme eram feitas as entrevistas com os membros da Saec.

Murais

"A Saec seria melhor se..." e 
"
Eu gosto de estar na Saec porque..." foram murais pendurados nas unidades para que os funcionários e beneficiários se sentissem livres para escrever não só sobre os desafios mas também sobre os pontos positivos dos serviços. Os murais foram um material complementar à coleta de dados, pois visavam uma abordagem diferente das entrevistas e questionários.

Pesquisa

diagnóstico

Ideação

Execução

Pesquisa

diagnóstico

Ideação

Execução

Tratamento e análise de dados

Foi realizado um extenso trabalho de diagnóstico da pesquisa realizada e foram detectados os principais desafios, motivações e também outras possíveis demandas que não só as de comunicação interna da Saec.

Destacou-se para ser abordada, a cultura organizacional, a qual conseguiria-se propor soluções de mais amplo alcance em paralelo com a comunicação interna e externa da Saec, destacada no início de toda a pesquisa. 

Motivações

Pessoas atendidas

Assistência social

Equipe interna

A Saec

Desafios com potencial de melhoria

Cultura organizacional

Capacitação
e profissio-nalização

Aumentar a motivação de funcionários

Pesquisa

diagnóstico

Ideação

Execução

Na fase de proposição foram geradas mais de 30 ações de comunicação interna e externa para a Saec. Algumas mais imediatas e outras a longo prazo. Dentre elas, a criação de uma Newsletter interna da organização, parcerias, treinamentos, dentre outros.

Pesquisa

diagnóstico

Ideação

Execução

Foram realizadas ações de curto alcance que pudessem dar início à nova comunicação estratégica da Saec. Dentre elas, a Newsletter interna, o Folder e Apresentação Institucionais, além da Apresentação para parceiros e novos contratados.

Projeto em andamento