ponteaponte

Revisão de identidade visual e site

A PonteAponte (pAp) é uma empresa que visa uma sociedade mais justa, integrada e sustentável. É na construção de pontes que potencializamos as inovações sociais e somos o elo entre quem faz o investimento social e quem o recebe. O nome é um jogo de palavras com as palavras portuguesas para "ponte" e "para apontar", mas eles consideram que as pontes vão além do meio ou do cruzamento, constituindo um lugar próprio, de diálogo e colaboração. Eles promovem pontes, reuniões e transformam conexões como um fim em si mesmo, para a sociedade que todos buscamos.

 

Seu objetivo é conectar os melhores de cada mundo a um mundo cada vez melhor, fortalecendo estrategicamente o campo social e ambiental. Sua maior vocação é qualificar o investimento social, identificando, avaliando e alavancando iniciativas de impacto social coletivo, além de promover pontes entre financiadores, financiadores e a sociedade em geral. Após sete anos de abertura à experimentação, reflexão crítica e mão na massa, em que é fundamental focar principalmente em públicos de alta vulnerabilidade social, a ponteAponte percebe que há uma distribuição ineficiente de recursos no campo socioambiental, assim como como lacunas em termos de capacidades, sejam elas de investidores / financiadores, ou financiadas, neste campo de inovação social.

novo site e identidade visual ponteaponte

Fizemos a revisão da identidade visual e site da ponteAponte, empresa focada no desenvolvimento e implementação de projetos intra e intersetoriais colaborativos, nas áreas social e ambiental.

 

Em meio a um processo de reposicionamento de marca, os sócios acharam que a identidade existente já não expressava mais o momento da empresa, que ao longo de sua trajetória foi mudando de público e os serviços prestados. A revisão da identidade, entre outros itens, incluiu o ajuste do logo, cores e fontes.

arquitetura

da informação

Depois de sete anos de experiência, era chegado o momento da pAp se envolver com um perfil diferente de prospects, parceiros e clientes, deixando para trás sua veia jornalística (mas sem esquecer dela) e mergulhando em seu forte espírito de desenvolvimento de negócios e expertise em investimentos sociais. O objetivo do site era ser extremamente claro sobre os serviços oferecidos e mostrar que a marca cresceu de forma inteligente, mas ainda dinâmica e enérgica. O passado jornalístico ainda está presente ao longo do conteúdo textual centrado no ser humano presente em todo o site, mas apenas o suficiente para deixar claro que a comunicação é uma maneira muito importante de desvendar e resolver todos os tipos de problemas que uma empresa pode ter, bem como um vasto campo para semear oportunidades de negócio.

passe o mouse para ver o antes e o depois do site

manual de identidade

e materiais institucionais

Mesmo sem passar por um processo de rebranding completo, a vasta quantidade de materiais de comunicação criados ao longo dos últimos anos foi subsídio para repensar o logotipo (enquanto foi mantido o símbolo da ponte) e a paleta de cores. A revisão levou em conta uma melhor legibilidade e a paleta de cores foi repensada para proporcionar uma maior percepção de inovação, em conjunto como os filtros de cor para as imagens. A apresentação institucional também foi refeita como parte do processo de entender como os novos elementos da linguagem visual se comportariam em diferentes contextos.