mundo das letras

Aplicativo para alfabetização infantil

Estudos de ilustração e fases do game

Aprender a ler e a escrever, em sistemas alfabét icos de escrita, é uma tarefa complexa que exige várias habilidades, entre elas, o conhecimento das letras e sua correspondência com os sons da linguagem.  Como as crianças aprendem a ler e escrever? Como se desenvolve a cognição mediada pelo mundo da escrita? Existe algum modo de se ensin ar mais eficazmente a leitura e a escrita para os aprendizes? Quais foram os avanços nas pesquisas que estudam sobre a aprendizagem inicial da leitura? Estas e muitas outras indagações fazem parte do cotidiano de muitos professores alfabetizadores.

O Mundo das Letras é uma ferramenta para ensinar o nome e o som das letras a crianças falantes do português do Brasil. O aplicativo nasceu de um projeto acadêmico de mestrado na área de psicologia da educação durante o qual sua idealizadora, Joseane Terto, testou sua dinâmica com 60 crianças de 5 e 6 anos. Todas as percepções tiradas do projeto deram vida ao que viria a ser as diretrizes para desenho do aplicativo.

Um/a explorador/a intergalático/a que cai num mundo desconhecido onde tudo é feito de elementos escolares e precisa coletar as amostras certas para utilizar como combustível em sua espaçonave. Fizemos a estruturação de todas as telas e mapeamos os diferentes tipos de interação que um jogador teria ao longo do jogo.

 

Sempre acompanhando o método didático criado pela idealizadora,  projetamos a interface e cada um de seus elementos. O processo de desenho do wireframe de todas as telas foi fundamental para incluir todos os elementos visuais e sonoros que fariam do Mundo das Letras uma experiência educativa e lúdica ao mesmo tempo. Nosso objetivo era possibilitar um momento de aprendizado em que a criança sequer percebesse que está, de fato, estudando.

 

Será que você consegue ajudar nosso amigo explorador intergalático a coletar as leltras que precisa e voltar para casa?

Exemplo

de Layout

In game