A Magia de Ler é uma editora que publica e desenvolve materiais infanto-juvenis que estimulam a criatividade e a visão reflexiva e crítica dos jovens. Seu principal produto é o jornal Joca, uma canal impresso de notícias do Brasil e do mundo com linguagem adaptada para crianças de 7 a 12 anos. Nossa parceria com a Magia de Ler começou com demandas de layout e diagramação do Joca. Mais tarde, além do jornal, nós também assumimos demandas gerais, como redesenho de marca, desenvolvimento de materiais institucionais (cartão de visitas, papelaria), entre outros projetos em desenvolvimento.

Magia de ler

Jornal Joca / Almanaque do Joca

O grande desafio ao se trabalhar o layout do jornal Joca é manter o visual que faça alusão à linguagem jornalística dos impressos adultos e, ao mesmo tempo, atribuir-lhe um aspecto lúdico e divertido, interessante para crianças. E, claro, o Joca sempre comunica, textual e visualmente, os valores da editora, que respeita as crianças através de notícias que informem e agreguem conhecimento, excluindo sensacionalismo ou abordagens parecidas. Assim, existe um grande cuidado, junto à equipe de conteúdo, na seleção de imagens que enriqueçam as matérias, e não as tornem agressivas ou inadequadas.

Almanaque do joca

Em 2015, por meio de uma parceria com a editora SM, fomos convidados para criar o projeto gráfico e diagramação do Almanaque Joca 2016. Um material com 160 páginas que reúnem grandes acontecimentos do ano, curiosidades, entrevistas, infográficos e muito conteúdo para estimular e despertar o gosto infantil pela leitura.

O maior desafio foi diferenciá-lo de materiais semelhantes, trabalhando com uma diagramação dinâmica e descontraída, para atrair o interesse da criança por cada página, apesar da grande quantidade de conteúdo usual de um almanaque.

Além disso, por ser um material de fim de ano que é lançado logo no começo do ano seguinte, foi desenvolvido em um curto espaço de tempo. O projeto durou cerca de 1 mês, contemplando fases de desenvolvimento de texto, projeto gráfico, diagramação, revisão e fechamento. Foi uma maratona, mas certamente deliciosa de se fazer.