Quintessa

Impacto Social é um conceito e um objetivo que pode ser aplicado a uma ampla gama de contextos. Tem se tornado jargão frequente no meio empresarial desde que grandes mentes empreendedoras começaram a discutir o papel social das empresas do segundo e terceiro setor no século XXI. Agora os empreendedores sociais enfrentam o desafio de estabelecer as novas regras do mundo empresarial que objetiva inovação social e projetos de impacto para a construção de novos modelos de negócio sustentáveis. Nessa difícil missão, um dos maiores obstáculos é a carência de recursos financeiros e intelectuais, que são decisivos para o sucesso de qualquer negócio.

O GUIA 2.5 foi idealizado e realizado pelo Quintessa, em 2015, com o objetivo de trazer clareza acerca do suporte existente para o desenvolvimento de negócios de impacto e facilitar a conexão entre empreendedores(as) e organizações do setor. Ele trouxe pela primeira vez um recorte do cenário contemporâneo das instituições que dão suporte ao empreendedor, funcionando como uma ferramenta de ligação entre os atores do eco-sistema de empreendedorismo social. A tarefa do Umcomum foi a de tornar toda informação coletada para o projeto do Quintessa palpável e de fácil compreensão para seus públicos leitores. O design editorial foi desenvolvido para os suportes digitais, visando uma compreensão rápida dos muitos parâmetros que foram utilizados para classificar as instituições presentes no guia. A utilização de pictogramas e texturas foi fundamental para facilitar a leitura de um conteúdo robusto e denso, bem como a divisão do texto em partes e subpartes que seguem a lógica de raciocínio do leitor voltado para a aquisição de informação objetiva que facilite suas escolhas como empreendedor.

O lançamento do material em si foi um grande evento voltado para os players do empreendedorismo social. Em uma tarde de networking e reencontros, as instituições envolvidas e descritas no guia puderam apresentar seus diferenciais a um vasto público de empreendedores e interessados em empreendedorismo social. O evento contou com um material de apoio produzido pelo Umcomum para incentivar o contato e interação entre as pessoas que estavam presentes, incitando questões sobre a realidade dos empreendedores sociais com paineis visuais, murais com questões a serem respondidas pelos convidados e banners informativos sobre as entidades descritas no guia.

guia 2.5 - edição 2017

Após mais de 2 mil acessos, revelando a importância do seu conteúdo, o GUIA 2.5 foi atualizado em 2017, com mais e melhores informações. Com ele, o(a) empreendedor(a) compreende o que a iniciativa oferece, seus diferenciais, critérios de seleção e detalhes sobre a organização. 
Com isso, o
GUIA 2.5 empodera o(a) empreendedor(a), qualificando sua decisão e facilitando o acesso ao suporte de que precisa. Traz ainda eficiência ao ecossistema, com um melhor direcionamento de empreendedores de negócios de impacto às organizações – garantindo que acessem as iniciativas mais adequadas para seu estágio de negócio e necessidades. Nesta nova versão dinâmica, o Umcomum trabalhou na arquitetura de informação e na jornada dos diversos perfis de usuários do material, garantindo que o ponto de vista do empreendedor fosse o foco do caminho da informação disponibilizada no guia.

desenvolvimento da plataforma online

O GUIA 2.5 deseja ser um grande parceiro dos empreendedores de negócios de impacto, garantindo que tenham poder de decisão e se conectem às melhores iniciativas do setor – e, com isso, impulsionem seu crescimento e gerem transformações relevantes para a superação dos desafios sociais e ambientais do nosso país.

O GUIA 2.5 está disponível em http://guiadoisemeio.com.br e pode ser visto no seu computador ou em qualquer dispositivo móvel digital.