Uma escola de inglês diferente de todas que conhecemos, a 4YOU2, pautada em sistemas de intercâmbio, proporciona aulas de inglês de alta qualidade, estritamente com professores estrangeiros, para comunidades da base da pirâmide. No começo do empreendimento as aulas aconteciam em espaços cedidos por ONGs à 4YOU2, mas hoje em dia todos os espaços já são da própria escola. Todos os alunos pagam uma mensalidade de pouco mais de setenta reais, que inclui as aulas, o material didático (que é importado) e a taxa de matrícula. “Com os alunos pagando um valor bem abaixo do mercado, temos um negócio bom aos dois lados. O preço beneficia o cliente e, ao mesmo tempo, é ele quem sustenta as nossas atividades”, afirma Gustavo Fuga, fundador da 4YOU2. O Estúdio Umcomum realizou um projeto abrangente de identidade corporativa e comunicação visual. Do redesenho da marca à comunicação visual ambiental, foi um processo de aproximadamente oito meses que contou com a colaboração constante do público interno da 4YOU2.

4YOU2 Idiomas

Marca / sinalização / divulgação / website

A ideia dessa reformulação era manter os principais aspectos da antiga marca, já reconhecida pelo público da escola, atribuindo-lhe um aspecto mais profissional e coerente com as grande mudanças pelas quais a escola passava. Assim, as cores e formas foram refinadas buscando maior equilíbrio e flexibilidade da marca, mas o caráter descontraído e jovem, que a 4YOU2 continuou carregando, foram mantidos. Também deu-se destaque ao globo que substitui a letra "O" no nome, de forma que a marca pudesse se tornar mutável através do uso de outros ícones circulares. Dessa forma, a marca também foi desmembrada em sub-marcas, refletindo a expansão não só física da escola, como também de seus serviços, como o 4YOU2 Change.

REDESENHO DA MARCA

AMBIENTAÇÃO E SINALIZAÇÃO

No início de 2015, a 4YOU2 se expandia e abria mais três unidades. Para auxiliá-la na ambientação das novas escolas, a 4YOU2 chamou o Umcomum. A ideia era fazer um ambiente que refletisse e reforçasse as ideias e valores da equipe e alunos da escola. Assim, após uma fase de pesquisa em que foram reunidas informações e insights deste público, chegou-se a conclusão que a 4YOU2 era principalmente um local de descontração e multiculturalidade. Assim, o projeto buscou trazer conforto, simplicidade e alegria através de cores marcantes, materiais variados e espaços verdes. Para facilitar a circulação nas unidades, desenvolvemos um projeto de sinalização, de maneira simples e iconografica, auxiliando na imersão na língua inglesa.

CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO

O foco da campanha de divulgação da 4YOU2 era ser direto e informativo, apontando os maiores diferenciais da escola: preço baixo e 100% dos professores estrangeiros. E, de forma um pouco mais subjetiva, também era importante comunicar o caráter inovador da escola e seu objetivo maior: não apenas ensinar inglês, mas também gerar oportunidades a seus alunos. As peças pouco a pouco migraram da identidade antiga à nova.

SITE

Assim, como as outras peças, o site deveria refletir o novo posicionamento e crescimento da marca 4YOU2. Assim, o site foi revisado e reestruturado de forma a fornecer informações de maneira mais transparente e clara possível ao público da 4YOU2.