4YOU2

Marca / sinalização / divulgação / site

Sobre o projeto

 pesquisa de imersão realizada 
 com a 4YOU2 no início do projeto 

Uma escola de inglês diferente de todas que conhecemos, a 4YOU2, pautada em sistemas de intercâmbio, proporciona aulas de inglês de alta qualidade, estritamente com professores estrangeiros, para comunidades da base da pirâmide. No começo do empreendimento as aulas aconteciam em espaços cedidos por ONGs à 4YOU2, mas hoje em dia todos os espaços já são da própria escola. Todos os alunos pagam uma mensalidade abaixo da média cobrada pelas escolas tradicionais, que inclui as aulas, o material didático (que é importado) e a taxa de matrícula.

 

“Com os alunos pagando um valor bem abaixo do mercado, temos um negócio bom aos dois lados. O preço beneficia o cliente e, ao mesmo tempo, é ele quem sustenta as nossas atividades”, afirma Gustavo Fuga, fundador da 4YOU2. O Estúdio Umcomum realizou um projeto abrangente de identidade corporativa e comunicação visual. O projeto, que durou 2 anos, passou pelo redesenho da marca antiga à geração de uma nova marca; comunicação visual ambiental e sinalização dos espaços; estrutura e layout do novo site. Ao longo de todo processo, a colaboração e proximidade constante do público interno da 4YOU2 foi essencial para um trabalho aprofundado e de alto impacto.

 

Redesenho da marca

Ambientação e sinalização

Nova Marca

Novo site

2015

2016

2017

O processo do redesenho

A ideia dessa reformulação da marca era manter os principais aspectos da antiga marca, já reconhecida pelo público da escola, atribuindo-lhe um aspecto mais profissional e coerente com as grande mudanças pelas quais a escola passava. Assim, as cores e formas foram refinadas buscando maior equilíbrio e flexibilidade da marca, mas o caráter descontraído e jovem, que a 4YOU2 continuou carregando, foram mantidos. Também deu-se destaque ao globo que substitui a letra "O" no nome, de forma que a marca pudesse se tornar mutável através do uso de outros ícones circulares. Dessa forma, a marca também foi desmembrada em sub-marcas, refletindo a expansão não só física da escola, como também de seus serviços, como o 4YOU2 Change.

 processos de redesenho da marca 4YOU2 

 

Redesenho da marca

Ambientação e sinalização

Nova Marca

Novo site

2015

2016

2017

No início de 2015, a 4YOU2 se expandia e abria mais três unidades. Para auxiliá-la na ambientação das novas escolas, a 4YOU2 chamou o Umcomum. A ideia era fazer um ambiente que refletisse e reforçasse as ideias e valores da equipe e alunos da escola. Assim, após uma fase de pesquisa em que foram reunidas informações e insights deste público, chegou-se a conclusão que a 4YOU2 era principalmente um local de descontração e multiculturalidade.

O projeto buscou trazer conforto, simplicidade e alegria através de cores marcantes, materiais variados e espaços verdes.

Para facilitar a circulação nas unidades, desenvolvemos um projeto de sinalização, de maneira simples e iconográfica, auxiliando na imersão na língua inglesa.

a reconfiguração do espaço

aplicação da nova sinalização
informativa e diretiva

iconografia da sinalização

 

Redesenho da marca

Ambientação e sinalização

Nova Marca

Novo site

2015

2016

2017

A marca deveria transmitir a preocupação em colocar o aluno no centro da experiência; incluir o uso de tecnologias para facilitar e tornar a aprendizagem mais acessível além de demonstrar o poder transformador do ensino com professores estrangeiros.

Portanto, o processo de empoderamento cultural deve romper barreiras e expandir as oportunidades para os alunos da 4YOU2. Com isto, os partidos iniciais da marca foram baseado em três conceitos principais: multiculturalidade, conexão e confiança

Foram trabalhados dois círculos dinâmicos  e sobrepostos que formam uma intersecção, representando os mundos e culturas diferentes que interagem entre si e colocam o aluno no centro da experiência.

A tipografia geométrica e em negrito, representa solidez e favorece a leitura nas suas aplicações. O seu papel é fundamental na marca e na identidade visual como um todo pois traz sobriedade e confiança ao nome 4YOU2.

O processo de criação da nova marca 4YOU2

A nova marca e identidade

submarca 4YOU2 Teach

 

Redesenho da marca

Ambientação e sinalização

Nova Marca

Novo site

2015

2016

2017

site

Assim como as outras peças, o site deveria refletir o novo posicionamento e crescimento da marca 4YOU2. A estrutura do site foi revista em conjunto com os parceiros 4YOU2, e foi proposto um novo fluxo, wireframe a layout para todo o site. A nova identidade visual 4YOU2 foi aplicada em todas as páginas, assim como a da submarca 4YOU2 Teach (para os professores estrangeiros).